« Voltar

"É muito gratificante poder colaborar"

Sergio Henrique de Castro é servidor do Proderj e trabalha no Estado há 39 anos

Sergio Henrique de Castro, 58 anos, trabalha como servidor público no Estado há 39 anos e atualmente é Gerente da Gerência de Infraestrutura e Serviços (GIS) do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (PRODERJ).

No seu dia a dia, Sergio é responsável pela operação, monitoramento, tratamento de incidentes e administração da plataforma de ativos de segurança da informação no PRODERJ. Além disso, realiza o monitoramento e a administração de servidores físicos, soluções de virtualização de servidores, servidores virtuais e sistemas operacionais.

Neste período de pandemia, apesar de toda a dificuldade, Sérgio considerou gratificante de participar do projeto de VPNs*, que possibilitou que milhares de servidores públicos pudessem trabalhar de casa.

“É muito gratificante poder colaborar com o bom funcionamento do aparelho do Estado em um período tão difícil para a população.  Nesses 39 anos de trabalho, atuando junto à autarquia e em outros órgãos do Estado do Rio de Janeiro como servidor, fico feliz com o resgate do protagonismo do PRODERJ como órgão gestor de TIC do Estado, desenvolvendo soluções e colocando a tecnologia à disposição em um momento tão delicado como esse de combate ao novo coronavírus”, destacou.

“Ser servidor público é atender com eficiência, competência e profissionalismo para que a entrega ao usuário final seja realizada da melhor forma, aprimorando os serviços oferecidos à população fluminense. Considero essa a nossa missão”, completa.

Casado e pai de duas filhas, uma de 14 e outra de 19 anos, nas horas vagas o servidor gosta de viajar coma família, ir à praia e praticar canoa havaiana. “Infelizmente, temos que evitar sair de casa neste momento. Durante a pandemia, além de alternar o trabalho de casa e com o presencial, tenho dedicado momentos com a minha família em casa. É preciso acreditar que isso tudo vai passar”, finaliza Sérgio.

* Infraestrutura de rede virtual (COVID-19: PRODERJ FAZ BALANÇO POSITIVO DO TRABALHO REMOTO)

Fonte: Proderj
Foto: arquivo pessoal


Esta matéria faz parte do projeto do Portal do Servidor que contará histórias de servidores públicos com o intuito de representar todos os cerca de 200 mil que trabalham servindo à sociedade e não pararam com a pandemia da Covid-19. Queremos deixar o nosso MUITO OBRIGADO e exaltar o quanto temos orgulho de ser servidor público. Saiba mais clicando aqui.