« Voltar

"Não largo meus alunos por nada"

Emmanuel Moreira da Fraga é servidor público da Faetec e leciona há 24 anos

Professor de Filosofia, Emmanuel Moreira da Fraga, 46 anos, atua como regente de turma na Faetec há 24 anos. Desde 2011, é responsável também pelo Núcleo de Apoio Pedagógico e Tecnologia Educacional da Diretoria de Desenvolvimento da Educação Básica/Técnica (DDE-Faetec).

“Nasci para ser professor. Hoje eu sou professor de alunos e, de certa forma, de professores também. O Núcleo trabalha no apoio às escolas técnicas, principalmente no apoio aos professores, sendo responsável pelas capacitações e novas metodologias de ensino”, explica.

Especialista em Informática na Educação (UCB), com ênfase em mídias e interfaces educativas (UFRJ), e atualmente cursando pós-graduação lato sensu em Neurociência e aprendizagem, Emmanuel explica que o Núcleo sempre proporcionou capacitações visando o uso das tecnologias em sala de aula.

“Os professores demonstravam gostar dos treinamentos realizados, mas percebíamos que nem sempre o conhecimento passado era realmente aplicado na prática. Isso acontecia principalmente porque os professores já possuem consolidadas suas metodologias de trabalho e mudar isso não é fácil”, salienta.

De acordo com o professor, a pandemia da Covid-19 é uma situação extremamente triste, estarrecedora, mas foi fundamental no engajamento e na percepção real de uma boa parte dos profissionais da educação do quanto é possível melhorar a qualidade do ensino incorporando a informática.

“Tive muito trabalho nos últimos meses, porém está sendo extremamente compensatório. Alcançamos os melhores resultados em meio à pandemia. Os professores demonstraram um engajamento fantástico”, ressalta.

Emmanuel explica que a DDE-Faetec criou um canal Youtube com tutoriais para alunos e professores; elaborou um blog colaborativo, onde as Unidades Escolares de formação básica e profissional disponibilizam as trilhas de aprendizagem aos alunos; e realizou Reuniões/capacitações onlines com todos os segmentos das Unidades.

“Realizamos também a Jornada Faetec do Ensino Remoto, que teve uma resposta incrível, como nunca imaginei. Foram 4.500 inscritos e 2.000 pessoas assistindo ao vivo. Já são mais de 10 mil visualizações off-line”, comemora.

Solteiro, porém morando com a tia, o irmão e a cunhada, Emmanuel diz sentir muita falta do contato presencial. “Sozinho eu não fiquei. Além do pessoal aqui de casa, estou em contato virtual o tempo todo com os alunos e colegas de trabalho, alguns até estreitei laços em meio à pandemia, porque os horários não eram compatíveis antes. Estou em plena atividade laboral, meus alunos – e eu, como professor – ganhamos um festival de games e vamos concorrer a um outro. Mas sinto muita falta das reuniões presenciais, da conversa sem foco específico, de fazer bolos para os amigos, de abraçá-los”, revela.

De todos os problemas que apareceram e das soluções encontradas em relação à educação, Emmanuel acredita que o pós-pandemia será melhor. “Os professores não estão parados. A primeira fase foi de receber informação, a segunda de dúvidas e estamos agora numa fase colaborativa, onde cada um está contato o que tem dado certo, ou não. Acredito na educação híbrida (presencial e a distância) e agora muitos professores passaram a acreditar também. Eu amo a minha profissão. Tenho uma função na Diretoria, mas não largo meus alunos por nada. Sou feliz dentro da sala de aula e não vejo a hora de voltar”, finaliza.

Fonte: Faetec/Seplag

Foto: Arquivo pessoal

Esta matéria faz parte do projeto do Portal do Servidor que contará histórias de servidores públicos com o intuito de representar todos os cerca de 200 mil que trabalham servindo à sociedade e não pararam com a pandemia da Covid-19. Queremos deixar o nosso MUITO OBRIGADO e exaltar o quanto temos orgulho de ser servidor público. Saiba mais clicando aqui.