"Amo o que faço, o design, e para quem faço, que é a população"

Renata Peres é servidora pública desde 2001

O design faz parte da vida profissional e pessoal de Renata Peres, servidora da Secretaria de Estado de Saúde. Atuando no estado desde 2001, Renata sempre atuou na área que ama, buscando criar soluções para atender às áreas técnicas da secretaria e mais do que isso, buscando inovar na busca pela melhoria contínua dos serviços de saúde para a população.

Uma das funções que destaca com muito orgulho são os projetos de ambiência hospitalar e sinalização, que busca dar um ambiente mais agradável e bem-estar às unidades do estado. “É muito tocante você finalizar uma unidade hospitalar e, na véspera da inauguração, ainda com as equipes de limpeza no local, você ouvir os comentários e perceber que está entregando uma unidade de ponta para a população. É uma sensação de dever cumprido. Amo o que faço, o design, e pra quem faço, que é a população”, comenta em tom de emoção.

Sobre o trabalho durante a pandemia da Covid-19, Renata destaca que atender a emergências é algo que faz parte das suas funções, mas apontou algumas diferenças nesse novo contexto: “Já passamos por muitas emergências com a H1N1, com a dengue, sempre trabalhando mesmo na madrugada, mas dessa vez foi diferente, ficamos em casa, com o home office, o que foi um desafio, tivemos que nos reinventar para atuar sem poder estar presente e ver o resultado. Por outro lado, foi uma oportunidade de trabalhar mais próximo dos filhos.”

Por fim, Renata destaca que a criatividade e inovação vão também além do trabalho. A designer tem entre seus passatempos preferidos os trabalhos manuais e a decoração de festas de família. As festas e reuniões com os entes queridos, inclusive, são o principal ponto levantado quando perguntada do que sentiu mais falta durante a quarentena. “Estar com a família reunida, todos juntos, aquela bagunça, isso eu senti falta”, concluiu.

Fonte: SES-RJ
Foto: SES-RJ

Esta matéria faz parte do projeto do Portal do Servidor que contará histórias de servidores públicos com o intuito de representar todos os cerca de 200 mil que trabalham servindo à sociedade e não pararam com a pandemia da Covid-19. Queremos deixar o nosso MUITO OBRIGADO e exaltar o quanto temos orgulho de ser servidor público. Saiba mais clicando aqui.